quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Identificando um layout amador

Este ótimo artigo de Bruno Ávila, demonstra erros básicos que podem transformar sua arte, em coisa de amador! Boa leitura.

-----------------------------------------------------------------------------------

O que faz a gente bater o olho num site e perceber: esse design está amador? Quando essa dúvida vem, muitas vezes não sabemos explicar o porquê. Foi pensando em responder essa intrigante pergunta que resolvi escrever esse artigo.

Um layout, para ser considerado amador, deve possuir algumas características em comum. As possibilidades são inúmeras mas existem alguns erros que aparecem freqüentemente nesses layouts. São esses erros que apresento agora. Atenção, você, webdesigner, jamais faça o que irei relatar a partir de agora.

JAMAIS ESTIQUE FONTES, IMAGENS E LOGOTIPOS

Erro bem comum entre os iniciantes, essa é uma das características mais vísiveis de um layout amador. Mesmo aos olhos do leigo é perceptível que algo está errado ali. O cérebro interpreta a desproporção das letras, das formas e círculos, dando a impressão clara de que algo foi esticado ou achatado. Jamais cometa esse crime. Ao manusear fontes, imagens ou logotipos, aumente ou diminua suas dimensões de forma proporcional.

EVITE UTILIZAR GAMBIARRAS

Quantas vezes você já tentou corrigir o mal contato no seu fone de ouvido, utilizando um outro fio e uma fita isolante? Isso é o que chamamos de gambiarra. Seria uma maneira errada de se corrigir alguma coisa, evitando ter que fazer tudo de novo. É o que vemos no exemplo acima. O webdesigner em questão pegou um texto vermelho escuro e tacou num fundo azul escuro. Resultado: ninguém conseguiu ler. Então, para que não fosse preciso ter que refazer todo o layout para que o texto vermelho ficasse legível, o nobre webdesigner resolveu colocar um efeito de “glow”, como se uma luz resplandescente iluminasse o fundo da palavra “gambiarra 1″. Aí está um exmeplo de gambiarra muito comum. Utilizou-se um efeito totalmente artificial, mal empregado, deixando a palavra pesada, poluída.

Não satisfeito, o webdesigner abandona a idéia do glow e taca um contorno amarelo na palavra “gambiarra 2″. Agora sim, a palavra ficou mais pesada ainda, como uma grossa barra de ferro.

Evite esse tipo de efeito, ao ver que a fonte não está legível ou sendo ofuscado, troque a cor do fundo ou da fonte até encontrar o melhor contraste. E se for necessário, volte a estaca zero e monte o layout novamente. Ao utilizar efeitos, utilize com muito critério e de uma forma que não fique artificial.

EVITE FONTES COMPLICADAS

Você entendeu o que está escrito aí em cima? Nem eu. Evite fontes de difícil leitura. Utilize o bom-senso.

CADA FONTE, UM SENTIMENTO

A fonte utilizada acima é a Comic Sans. Nota-se seu estilo de “revista em quadrinhos”. O que tem a ver esse tipo de fonte com uma funerária? Por isso utilize sempre um tipo de fonte que transmita o sentimento mais adequado. No caso da funerária, uma simples Times New Roman cairia bem.

TÍTULOS DESLOCADOS PARA A DIREITA

Nossa leitura se faz da esquerda para direita, como qualquer ocidental. Por isso encontramos em quase 100% dos sites ocidentais esse tipo de alinhamento. Deixar deslocado o título um pouco para a direita denota falta de alinhamento com o texto que vem embaixo. Nesse caso, alinhe o título com o texto. Se for um menu, pode colocar o texto que vem abaixo do título principal deslocado para a direita, dando uma idéia de hierarquia.

MENU DESALINHADO

Erro muito comum entre os iniciantes. Transmite falta de cuidado e quebra de leitura. Coloque todos alinhados na mesma linha. Recomendo a utilização de uma linha guia, caso tenha dificuldades em alinhar.

TEXTOS SEM MARGEM

Sempre devemos dar margens no topo, rodapé, esquerda e direita do texto. Além de dar uma sensação de leveza, também serve como uma moldura invisível, destacando o texto como um elemento visual.

EVITE BEVEL

Assim como o glow, o efeito bevel tende a ser artificial. Ao utilizar este tipo de efeito, use com bastante critério, para que não dê esse tom de artificialidade. Exagerar nesse efeito pode poluir a página e deixá-lo mais pesado visualmente.

EVITE SOMBRAS

As sombras também devem ser utilizadas com critério e de forma muito delicada. No exemplo, vemos um exagero do uso da sombra, dando um aspecto de queimado, sujo, poluindo a página e dificultando a leitura.

E então, gostaram? Acredito que esses sejam as principais características de um layout amador. Se você anda cometendo um desses crimes por aí, não tem problema, tenho certeza que depois de ler esse artigo você irá se redimir.

Bruno Ávila
Mande sugestões para: brunoavila@brunoavila.com.br
E visite meu site: www.brunoavila.com.br

Nenhum comentário: