quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Usuários não estão nem aí

A partir de hoje postarei constantemente artigos de Bruno Ávila, meu colega na Comunidade Web.

Bruno Ávila é webdesigner e autor do DVD "Profissão: Webdesigner", produção inédita no Brasil que aborda o mercado de webdesign no país. Com mais de 10 anos de profissão, Bruno criou e produziu mais de 600 banners e 300 sites. Em 2001 e 2002 foi um dos ganhadores do prêmio IBest, maior prêmio da Internet brasileira, pelo portal cearense NoOlhar. Possui artigos publicados nos mais importantes veículos especializados sobre internet e mantém uma publicação mensal de artigos dirigido aos webdesigners e interessados no mercado e publicidade web.

-----------------------------------------------------------------------------------

Usuários não estão nem aí.

Foi o que revelou o relatório anual sobre usabilidade da Nielsen Norman Group, empresa do mestre da usabilidade Jakob Nielsen. A pesquisa mostra aquilo que já desconfiávamos. Vou resumir em pontos para não ser muito longo já que você irá ver que hoje em dia ninguém está a fim de ler muito, por isso, serei objetivo:

  • 75% dos internautas conseguiram encontrar o que procuravam (em 1999 esse número era de 65%)
  • 60% dos internautas acessam um site através de suas páginas internas e não mais pela primeira página.
  • 25% dos internautas acessam a primeira página de um site e ficam navegando por ele até acharem o que procuram. Os demais recorrem aos sites de busca.
  • Grande parte dos internautas não estão nem aí para os esforços dos webdesigners em tentar manter eles na página e que promoções piscantes e outras animações promocionais levantam suspeitas e por isso passam despercebidos

    Agora fazendo um comparativo, isso quer dizer que:

  • Os usuários estão chegando diretamente ao ponto, mais do que em 1999.
  • Nesse caso vemos nada mais do que a essência do hiperlink, com páginas, sites e blogs linkado uns aos outros, muito mais do que antes.
  • Objetividade é o que procura um internauta hoje em dia. Afinal, internet já não é mais novidade. Hoje, ninguém fica navegando horas e horas clicando em páginas sem saber o que procura, só para ver se cai em algo interessante. É mais rápido entrar num site de busca e receber na tela o link para a página desejada.
  • E não está mesmo. Você, webdesigner, fica lendo blog olhando para as propagandas que tem do lado? Aposto que você entrou aqui e nem olhou o banner que está ali em cima ou do lado desse post. Logo, porquê com os outros seria diferente?

Portanto, vivemos o que disse no post "Os melhores sites são úteis e feios". Ninguém quer saber mais das firulas animadas do webdesigner, muito menos de sites carregados de flash.

"Os designers e proprietários dos sites ainda pensam que possuem um site especial e interessante e que as pessoas ficarão felizes com tudo o que for jogado para elas"

Jakob Nielsen

Isso não quer dizer que todo site deve ser horroroso, como o site do próprio Jakob Nielsen. Nosso dever, como webdesigner, é organizar as informações de uma forma que fique leve, atraente e gostoso de ler, sempre levando em consideração a objetividade e a falta de tempo das pessoas.

Para o alto e Avante!

Bruno Ávila

Nenhum comentário: